quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cuidando de cabelos cacheados

As meninas do Trendy Twins pediram help para as blogueiras de plantão com dicas de cuidados para cabelos cacheados. Resolvi participar e também postar aqui. Afinal tenho cabelo cacheado, volumoso, seco, temperamental desde que me entendo por gente. Já fiz vários tipos de tratamento. Freqüentei vários cabeleireiros diferentes e ainda não encontrei o ideal. Já perdi a conta de quantos produtos diferentes já usei. Já odiei meu cabelo e agora adoro meus cachos. Experiência eu tenho.

Antes de falar de como cuidar de seus cachinhos é preciso identificar seu cabelo. Os cabelos cacheados normalmente são mais secos porque o óleo da raiz demora a chegar até as pontas por causa das curvas do cabelo. Normalmente ele é volumoso e pode ter o fio fino ou grosso. Saber se seu fio é fino ou grosso é muito importante para entender o comportamento de seus fios e também saber escolher o melhor produto para eles.

COMO PENTEAR:
- nunca penteiem cabelo cacheado quando ele estiver seco, NUNCA. Isso destrói os cachos na hora. Penteie apenas quando estiverem molhados e de preferência na hora do banho quando estiver com condicionador nos fios.
- 1º penteie as pontas segurando o restante dos fios, isso vai desembaraçar as pontas. Depois delicadamente penteie o comprimento. Sempre segurando os fios porque o cabelo molhado fica mais elástico e isso faz com que ele quebre com mais facilidade.
- use um dente de madeira com dentes largos para evitar estática, frizz nos cabelinhos. Pode ser usada uma escova grande e de cerdas bem separadas.

LAVAGEM:
- evite água muito quente, morna já é o suficiente. Quanto mais quente a água mais oleosidade ela vai retirar.
- compre shampoos e condicionadores adequados para cabelos cacheados, secos ou danificados. Eles são mais hidratantes e ajudam a controlar o volume dos cachos. Fuja daqueles que servem para todos os tipos de cabelos ou os 2 em 1.
- 1 vez por semana lave os cabelos com shampoo anti-resíduos e aplique uma máscara de hidratação específica, aquelas que ficam de 3 a 10 minutos no cabelo sem precisar de touca térmica.
- retire completamente o condicionador dos fios. Resíduo de condicionador deixa os fios pesados e sem brilho.
- na hora do ultimo enxágüe use água fria, não precisa ser gelada. Isso fecha as escamas do fio o que o faz ficar mais brilhante.
- lave os cabelos em dias alternados para que a oleosidade do cabelo seja preservada. Relaxem, pois o cabelo não fica sujo ou fedido. Lavar o cabelo todos os dias resseca demais os fios cacheados que já são secos.
- nunca torça os fios, apenas aperte-os delicadamente para não quebrá-los.

PÓS LAVAGEM:
- utilize óleo reparador de pontas para evitar pontas duplas e ressecadas.
- creme de pentear é fundamental para cabelos cacheados, pois evita o efeito armado ou juba de leão. É nesse momento que você deve saber se seu fio é fino ou grosso. Cabelos finos se adaptam melhor com seruns, cremes mais líquidos ou mousses. Cabelos grossos “preferem” cremes mais espessos e pastosos que seguram o volume.
- se possível usem protetor solar próprio para os cabelos quando se expor muito ao sol para evitar ressecamento. Isso vale para todos os tipos de fio.
- reapliquem o creme de pentear sempre que acharem necessário.

TIPOS DE CORTES:
- para o diminuir os volume apostem em cortes repicados, em camadas ou em U. Fujam de cortes retos.
- converse com seu cabeleireiro para escolher um novo corte. Ele vai te ajudar a identificar que corte combina com seu rosto e também com a praticidade de mantê-lo.
- por mais que você queira deixar seus cabelinhos crescerem é indicado contar as pontas a cada 3 meses, no máximo 6 meses que já é um tempo bem grande.

O QUE EU USO, USEI E GOSTEI:

SHAMPOOS E CONDICIONADORES: Natura Ekos Andiroba, hidrata os cabelos e os deixa muito macios. Advance Techniques Restauração Intensa da Avon é um dos melhores que já usei.



SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS: Natura Plant Shampoo Anti-Resíuos Limpeza Profunda, uso há muito tempo e adoro tudo nele.


CREME DE PENTEAR: Advance Techniques Styling Loção Finalizadora Efeito Cacheado para Cabelo define os cachos sem deixar o aspecto de cabelo molhado. Elseve reparação total 5, mesmo não sendo para cabelos cacheados ele controlou o volume, hidratou e deixou os cachos bem definidos.


PROTETOR SOLAR: Filtro Solar Gold Black Sun, é bem cremoso e às vezes uso como creme de pentear. Advance Techniques Spray Protetor Solar da Avon é ótimo para quando você sai da água e quer hidratar os fios.


MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO: Advance Techniques Restauração Intensa Máscara Restauradora, 3 minutos e olá cabelos macios. Natura Plant Máscara Intensiva Hidratação Reparadora, tem o mesmo efeito da máscara da Avon. Alterno as duas marcas.


REPARADOR DE PONTAS: Advance Techniques Resultados Diários Restaurador de Pontas


Por fim uma foto dos meus cabelos cacheados soltos, só avisando que tirei essa foto ontem de noite, 4ª feira e lavei ele na 3ª feira, ou seja, dá para mantê-lo tranquilamente lavando dia sim, dia não.

E vocês o que fazem?

20 comentários:

Renata Frazão disse...

Querida, vc já ouviu falar em "deva"??
São produtos livres de sulfato (absolutamente sem sal), que foram desenvolvidos para cabelos cacheados e crespos... Vou te passar 3 links!!

http://terapiadeva.blogspot.com/2008/10/o-que-devacurl.html

http://terapiadeva.5forum.info

http://www.cabeloslindos.com.br/site/index.php?do=mostraArtigo&artigo=492

Lá vc vai ver que esse produto é capaz de verdadeiros milagres!!! Até recuperar cachos em cabelos que já passaram por progressiva!!!
Os meus cachos ficaram mais definidos, mais soltos, com um super brilho e com bem menos frizz...
Dá um pulo lá acho que vc vai gostar!!! bjuxx

Cris Brunetti disse...

vou dar uma olhada nesses links, me interessei muito mesmo

Cau Rocha disse...

Oi Cris! (nossa me senti intima agora - desculpe qualquer coisa)Mas é que adoro fuçar blogs. E adorei encontrar o seu. Estava lendo tudo e com calma, mas não pude me conter ao ler este post. Me cabelo também é cacheado. Nasci com ele liso aos 7, 8 anos começaram ficar iguais aos da Maria Betânia. E aos 11 aprendi que se eu só os penteasse quando estivessem molhados teria um resultado maravilhoso. Hoje tenho 29 anos e não troco meus cachinhos por nada no mundo. Me identifiquei total com tudo o que você disse, porque até bem pouco tempo meu cabelo era um verdadeiro laboratório. Hoje já tenho um resultado que satisfaz sem ter que testar loucamente. E se você permite que eu me intrometa nas suas dicas: a linha Bio Gelattine – Nutricachos da Bio Extratus pra cabelos cacheados é maravilhosa, desde o meio do ano passado que só uso o sem enxágüe dessa linha. E, além disso, utilizo sempre óleos antes de lavar os cabelos e também me adaptei muito bem com a linha da Elseve Reparação Total 5 , principalmente com a máscara. É isso... vou sempre pegar umas boas dicas aqui com você.

Cris Brunetti disse...

obrigada cau, vou dar uma olhada nessa linha pois eu não conheço.
seja muito bem vinda minha linda
bjus

jane disse...

cris minha filha tem 3 anos e depois que eu usei o champoo da jonshon para cabelos cacheados o cabelinha dela ficou uma palha nao sei mas o que fazer se tiver alguna ideia

Cris Brunetti disse...

oi jane.
nossa que coisa e olha q esse shampoo é proprio. o pior é q cabelo de criança é muito delicado. sei que minha priminha de quase 3 anos que tem cachos e cabelo bem grosso usa o shampoo infantil para cabelos cacheados da natura (é a linha natura naturé)e o creme de pentear da mesma linha.

espero que vc consiga achar um que funcione legal
bjus

Drÿka disse...

Oi Cris. Bom, meu cabelo não é liso nem enrolado, nem cacheado, ele é "quase" ondulado, "quase liso", hehehe. O cabelo da minha filha é como o seu, tem cachos lindos, e eu ainda não consegui encontrar o melhor produto para seus cabelos. Vou seguir algumas de suas dicas.

Um beijo, Drÿka

nykbarbie disse...

oi cris, quero fazer uma pergumtinha quando penteia o cabelo na hora do banho com o condicionador,isso não provoca a queda do cabeloreponde logo!!

nykbarbie disse...

oi cris, quero fazer uma pergumtinha quando penteia o cabelo na hora do banho com o condicionador,isso não provoca a queda do cabeloreponde logo!!

minha família , minha vida disse...

menina esse post foi mesmo uma luz na minha vida, aasim cm a Jane tenho duas filhas c/ os cabelinhos bem enroladinos e depois q usei o shampoo da jhonson's os cabelinhos delas ressecaram muito. vou tentar essas dicas q vc deu dos shampoos natura e avon, ja tive vontade de usar , mas sempre fikei c/ medo pq ja testei tanta coisa. Valew bjs e obrigada pelas dicas.

Mariuza disse...

Olá, minha filha tem 4 anos e o cabelo dela é bem caheados e fininho, eu uso e aconselho é o toin oin oin da natura (naturé) e o creme pra pentear bafafa tbm da mesma linha, foi o unico que eu usei e que deu resultado ótimo,já uso a 2 anos. tbm, todos os dias eu dou uma molhada nas pontas pra não ficar resecado, e uma vez por semana dou uma pequena hidratada com cremes infantil, e uso uma mascára por 3minutos, fica ótimo o resultado e fica lindo.

Mariuza disse...

Olá, tenho uma filha com cabelos cacheados e bem fininho, eu uso a 3anos o shampoo da natura naturé toin oin oin e o creme de pentear bafáfá da mesma linha,é o unico que dá ótimo resultado, fica lindo sempre, tbm sempre molho as pontas 2 vezes ao dia mesma sem pentear pra não ficar resecado, e uma vez por semana faço uma boa hidratação com cremes infantis com mascara por 2 a 3 minutos e fica lindinho, dica nunca penteie seco pois estraga e fica feio.

Dacia disse...

ola , querida minha filha tenhe nove anos vai fazer a primeira comunhao e tenhe cabelos cacheado e com muito volume vc tenhe alguma dica de peteados .

valeria disse...

O creme de pentear da natura naturé pra criança de cabelos cacheados é o melhor gente....fica os chachos certinhos e um cheirinho maracilhos e macio....

Liza disse...

Minha filhinha vai fazer 2 anos agora em janeiro, tem os cabelos finos e cacheados, eu venho usando somente condicionador com água, cansei de comprar spray disso e dakilo, um dia fiquei sem, fiz essa experiência, coloquei um pouco de condicionador no frasco vazio e água, umedeço o cabelinho dela com essa mistura, fica fácil de pentear e os cachinhos depois de secos ficam lindos. Beijos a todas as mamães...

Jhenny disse...

meu cabelo é cacheado e curto e tem muito volume.Sei que lavar ele todos os dias estraga os fios mas não sei como deixa-lo sem volume sem precisar lava-lo.Você poderia me dar umas dicas?

Jhenny disse...

meu cabelo é cacheado e curto e tem muito volume.Sei que lavar ele todos os dias estraga os fios mas não sei como deixa-lo sem volume sem precisar lava-lo.Você poderia me dar umas dicas?

Giselle disse...

muito boa as dicaas adorei!
mas eu preciso de ajuda... enquanto muitas reclamam por ter os cachos volumosos..eu ja sou ao contrario. meus cabelos nao ficam com volume de forma nenhuma (ai fica aquele cabelo ralo)... ja tentei usar o secador, ja utilizei ativador de cachos,umidificador... mas nada me adianta! (depois que fiz progressiva meu cabelo ficou assim horrivel - mas meu cabelo agora ta cacheado denovo)
alguem sabe um corte... ou sei la,algum produto.!?
eu nao utilizo nenhum produto desses industrializado.. tipo assim elseve, seda, gold, avon,... (o unico q ja foi bom pra mim usar foi o pantene)
eu so utilizo produtos naturais.. desses preparados com ervas de verdade.
produtos desses de marca tem alguma coisa que faz meu cabelo cair e dar caspa.. sei la,deve ter algo que sou alergica. por isso nao uso... mas os produtos q tenho utilizado me ajuda bastante.
mas e entao... me ajudem.. QUERO VOLUMEEEee!!!!

-------------!Grata!-----------------

Unknown disse...

Amei as Dicas vou começar a seguir seu blog muito interessante. E Jhenny uma boa dica eu mesma faço isso inves de lavar ele com shampoo e condicionador quando ele tiver muito armado você lava ele na agua quase fria e só passa condicionador eu faço isso e funciona eles ficam definidos hidratados e não ficam armados e vc pode passar duas vezes que fica mais macio ainda e depois enxagua bem.

Unknown disse...

Meu cabelo é lisérrimo, porém do meu esposo é encaracolado seco seco, e o da minha filha nasceu encaracolado, não é seco, é soltinho, os xampoo's da jonhson são ótimos para cabelos tipos da minha filha, por que são ca belos encaracolados finos, agora aquela marca do Bio Extrato é muito bom mesmo, nossa, uso a linha de camomila, é uma maravilha, meu cabelo fica uma seda, e comprei só um condicionador pra cachos para minha filha, nossa, que resultado, é maravilhoso, o cabelos dela está perfeito, não tem friz, não engrossa, só fica os cachinhos de anjinho, não engrossa, nem nada, ô linha perfeita, acho essa linha uma benção, experimentem... Não penteio os cachos da filhota, só os lavo, seco sem amassar com uma toalhinha bem fina(toalhas grossa nem pensar), passo o creme e formo os cachinho com as mãos, nossa, é o cabelo encaracolado mais lindo que já vi... está aí minha dica...