segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como lavar os seus pinceis

Porque lavar meus pinceis? Raciocine comigo. O nosso rosto tem óleo e impurezas, quando encostamos o pincel no rosto ele fica impregnado desse óleo e impurezas. Quando retocamos a maquiagem nosso rosto está cheio de partículas de poeira que passam para o pincel. Uma vez o pincel cheio de óleo, impurezas e partículas de poeira, essas mesmas “coisas” irão cair na sua maquiagem contaminando-a. Viu como é nojento?
Por esse simples motivo é muito importante lavar bem os pinceis para evitar tudo isso. Mas como fazer isso querida Cris me pergunta você e eu respondo: com água e shampoo/sabonete neutro.
De que modo?
Abaixo segue um passo a passo.

1º - molhe apenas as cerdas do pincel com água morna ou fria. Evite molhar o cabo e a parte metálica, pois isso pode estragar o seu pincel. Lembre-se que ele é colado e água amolece a cola.

2º - aplique uma pequena quantidade de shampoo/sabonete neutro, eu uso o shampoo para bebê da Johnson, sim aquele amarelinho que não arde os zóio, na palma da mão. Faça uma concha com as mãos e passe delicadamente o pincel em movimentos de vai e vem.

3º - enxágüe as cerdas com água corrente na mesma temperatura anterior, tirando todo o excesso de sabão.

4º - aperte delicadamente as cerdas com as mãos para retirar a água e se certificar que não existem mais resíduos de sabão e espuma. Se tiver enxágüe novamente até não haver sombra do sabão.

5º - seque o pincel em uma toalha macia com movimentos de vai e vem, nunca esfregando para não danificar as cerdas. Arrume as cedas para que elas fiquem o mais reto possível e não amassem.

6º - coloque o pincel para secar em cima de uma toalha limpa e na posição horizontal em local arejado. Nunca seque seus pinceis com secador, nunca. Isso estraga as cerdas.

Os pinceis maiores demoram aproximadamente 10 horas para secar, dependendo o clima, portanto tenha paciência.

Se você quiser pode usar um pouquinho de condicionados nas cerdas após o shampoo para amolecer, mas eu nunca usei.

Com que freqüência fazer isso?
Eu faço toda semana no máximo 15 dias senão fica uma coisa medonha.
Também lavo minha esponja triangular dia sim dia não e limpo os outros acessórios toda semana, apontador, curvex, escova de cílios.

2 comentários:

Marina Franco disse...

Oi!!!
Tem um meme pra vc lá no meu blog!
beijão!

http://garotasdesorte.blogspot.com/2009/02/brincadeira-do-presentinho.html

http://www.priemforma.com disse...

Obrigada por participar do sorteio do blog http://www.priemforma.com .

Não esqueça d ecolocar o selinho da promoção em seu blog para validar sua participação no sorteio!