terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Como cuidar das unhas das mãos.

Eu nunca fui a uma manicure fazer minhas unhas, sempre fiz em casa, sozinha. Porque faço isso? Porque adoro pintar minhas unhas. Sempre gostei. Desde criança ficava olhando minha mãe arrumar as unhas.
Sou completamente fascinada por cores de esmaltes e unhas compridas. Acho que esse foi um dos motivos de desistir de seguir a carreira como nutricionista. Não podia ter unhas compridas ou coloridas.
Uma das minhas promessas é que quando tiver dinheiro sobrando eu farei um curso de manicure e um de maquiagem. Uma vez uma de minhas amigas ao ver minha caixa de esmaltes perguntou se eu era manicure nas horas vagas por causa da variedade. Olha que na época eu não tinha tantos assim.
Por causa dessa minha paixão, vivo pesquisando novidades sobre o assunto e também qual o melhor método de “me pintar”. Por isso resolvi dividir com vocês algumas dicas que aprendi e que sigo para ter unhas bonitas. Pelo menos eu e meu namorado achamos que elas são.
Evite ao máximo cortar as unhas muito curtas para não machucar a ponta dos dedos.
Evito roer e morder as unhas, pois a saliva tem bactérias que atacam as unhas e também é feio né. O mesmo vale para as pelinhas ao redor dos dedos. Para isso existem alicates.
Os médicos sempre recomendam ficar uma semana por mês sem esmaltes para que a unha possa “respirar” e ser hidratada de forma mais efetiva. Sei que é difícil, mas estou tentando mesmo. Se não dá para ficar uma semana tento ficar uns dias.
Também por recomendação médica parei de tirar as cutículas, apenas empurro um pouco e aparo as mais aparentes e grossas. Ao tirar as cutículas você tira toda a proteção da unha e deixa exposta a matriz ungueal, nome bonito né. Esse é o lugar onde a unha nasce e deixando exposto ela pode nascer com defeitos e até causar infecções.
Troco a minha lixa sempre que ela começa a ficar gasta, a guardo em uma capa protetora e sempre limpo depois de usá-la. Também não empresto minha lixa, sinto muito, para evitar contaminação.
Antes de passar o esmalte sempre passo uma camada de fortificante ou base protetora.
Esmaltes vencidos vão para o lixo.
Uso um creme específico para mãos e unhas e sempre faço massagens nelas, alem de esfoliação.
Evito usar removedores de esmaltes á base de acetona que resseca a unha.

Para quem faz as unhas em manicure não esqueça de levar o seu kit de alicates e espátulas para evitar contaminação. Um dos motivos de não ir a salão é nojinho de dividir utensílios.

E vocês o que fazem?

4 comentários:

Dafne L. disse...

Ai, parece que eu que escrevi este post!!! Menina, deixa eu te contar um segredinho: uso bepantol pomada nas cutículas e unhas. Uso uma vez por dia, antes de dormir e massageio bem as cutículas, aliás, que cutículas? Nem pelinha solta ao redor, minha filha! a unha fica com um brilho incrível! Eu usei da primeira vez porque machuquei o dedo. Fico até uma semana sem passar esmalte ou base. Na outra semana sim, lixo, aparo, empurro as cutículas e pinto. Ah, a cada 15 dia eu lixo a parte de cima com uma lixa especial pra tirar resíduos de esmaltes e células mortas. Uso a nutribase Colorama ou o Complexo 4 em 1 da Avon. Também tenho alguns esmaltes que contêm formol, mas isso não dá pra recomendar pra qualquer pessoa por causa de alergias e tal... enfim, fica a minha dica!

Cris Brunetti disse...

eu tb uso um polidor a cada 15 dias, esqueci de colocar isso no post hehehehe. é formol e outros itens de esmalte é coisa que medico tem q receitar....
adorei a dica do bepantol, sabia das finalidades do liquido para os cabelos e cilios, mesmo nunca tendo coragem para experimentar e tb ouvi muitas meninas falando que usam a pomada para hidratar lábios, mas na unha nunca tinha ouvido nada parecido

Unknown disse...

eu acho que arumar as unhas fas bem para as mulheres é por isso que arumo de dois em dois dias as unhas
alexsandra

Solaris disse...

Queria só avisar que o formól também conhecido como formaldeído é cancerígeno pelo que penso que sempre que possível deve-se evitar a exposição ao mesmo