segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vaidade infantil

Mulher ama maquiagem. Creio que 9 entre 10 mulheres que freqüentam esse e outros blogs concordam com essa frase, mas desde quando começa essa adoração?
Eu mesma não me lembro desde quando comecei a gostar de maquiagem. Esmaltes eu seu que foi desde pequena quando ficava vendo mamãe pintar as unhas de vermelho, eu chorava que queria também, mas ela dizia que eu era muito pequena para isso. Maquiagem eu também queria e ela não deixava. Hoje entendo porque, pois as maquiagens da época eram ruins e meninas de 5, 6 anos não precisam de maquiagem, porem eu queria para brincar e não para sair de casa arrumada.
Hoje vejo meninas muito novas deixando de ser crianças e querendo ser mocinhas antes da hora. Não são só maquiagens, são roupas, namorados. Eu brinquei de boneca até meus 14 anos, meu primeiro namorado foi as 15, quase 16 anos. Hoje tem meninas de 12 anos que já são mães.
Mas voltando ao assunto de maquiagem para crianças resolvi escrever esse post porque me chamou a atenção a Ana Beatriz, filha de uma prima minha. Ela tem 4 anos e não sai de casa sem maquiagem. Minha prima é uma pessoa que só usa batom para não ressecar a boca e se puder usa gloss incolor, ou seja, não foi ela quem ensinou a Ana a usar makes. Foi na escolhinha. Minha prima sempre tentou proibir ou atrasar esse interesse da Ana, mas não deu. Esses dias que ela ficou em casa meus pais a levaram ao parque e ela se recusou de sair de casa antes de passar sombra e batom.
Daí fiquei com a seguinte dúvida: vaidade feminina ou exagero?
E vocês o que acham? Com que idade começaram a usar maquiagem?
Acham saudável crianças pequenas usarem maquiagem?

Resolvi fazer uma enquete sobre o assunto.

4 comentários:

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Nossa Cris!! Tô preparando um post exatamente sobre isso!!! Justamente por que tenho duas aqui ( uma de quase 3 e outra de 5 ) que adoooram maquiagem, esmaltes, sandalinhas com salto, etc..., coisas que na idade delas eu nunca usei!!! E é bem como disse, eu não sou vaidosa, já fui quando não tinha filhos, mas depois deixei de me cuidar ( o que é errado claro!!). Aí a gente se pergunta, influencia de quem? Da tv, das minhas amigas ( pois tenho uma amiga super linda que tá sempre bonita, maquiada de quem elas são super fãs...), e tbém acho que é da personalidade mesmo!!!
Quando eu postar lá te aviso , ok?!!
E vc, já participou do sorteio que tá rolando lá no blog? Se puder, divulgue pra mim, ok?
Beijos!!

Camila Cruz disse...

Oi flor tudo bem?

Bom, é isso que me perguntei um dia desses. Vi um canal no youtube de uma menininha q aparentava ter uns 10 anos de idade... com vários tutorias, coleção de maquiagem, e etc. ela temmais maquiagem que eu!!! Alias, mais e melhores neahm.. como MAC borjois e cia. Fiquei impressionada como a habilidade e conhecimento da garotinha e digo mais, é mto engraçado ver um toco de gente usando base, corretivo, pó compacto e tudo o que tem direito. De certa forma, acho exagero sim. Mas que é bonitinha é kkkk. Minha irmã tem 11 anos e uns dias atrás, chegando da escola, vi que ela estava com o "olho de panda". Perguntei se ela passou lápis e ela jurou de pé junto q ela nao tinhapegado meu lápis. Tudo bem, acreditei, mas ai perguntei: VC usou meu rímel, ai ela respondeu que sim suhuahsuahs.. cai na gargalhada pq ela nao mentiu em nao usar lápis, mas usou o rímel, qual a diferença??? kkkkkkkk

Entaum fui numa perfumaria comprei um rimel INCOLOR, blush rosinha e gloss... além duma sombrinha rosa em rolon, acho que já é o suficiente. Tb acho que seja influência, pois tem uma coleguinha de sala q se maquia pra ir pro colegio como uma peruinha mini... Mas por sua vez, ela copia as irmas, q são mais velhas, e entaum vira um circulo vicioso....

Anônimo disse...

Acho que criança pode brincar com maquiagem, e não usá-la.
Eu adorava me pintar! Por diversão, não por vaidade ou por querer "ser mulher" ou ficar mais bonita. Depois dos 15 fiquei rebelde, ou relaxada, e não liguei mais pra isso. Era só um lápis preto e muito raramente. Agora que comecei me interessar de verdade, comprar maquiagem de verdade: base, corretivo, blush específico, lápis diferentes e sombras decentes. Mas ainda não tenho as manhas. Quero aprender!

Cris Brunetti disse...

Oi meninas é bom saber que não sou só eu que pensa assim.
Adri creio que hoje em dia as revistas e a TV influenciam muito, antes era só na magreza, agora é com toda a beleza. O que podemos pensar ao ver a Suri Cruise como um ícone fashion, deus ela é uma criança de quase 3 anos apenas............. me avise sim por favor.
Camila, é às vezes achamos bonitinho mesmo, eu também acho a Ana beatriz engraçada andando com as maleta de makes dela, mas também acho perigoso. A pele das crianças é tão delicada para usar tanta maquiagem tão cedo. O que vc fez com usa irmão acho corretíssimo, explicou para ela o que é correto para a idade dela, ou seja, quase nada e de cores bem fracas e discretas. Com essa idade elas brilham por si mesmas.
Lily acho a mesma coisa e é o que minha mãe permitia quando eu era criança, brinca apenas e não sair maquiada na rua. Também larguei as makes quando cresci e só agora depois dos 25 anos é que descobri maquiagens.
Se vc quer mesmo aprender da uma fuçada em blogs, o da marina é ótimo. Eu aprendi bastante coisas assim. Se tiver alguma duvida eu tb aceito sugestões de posts, pois a intenção é nos ajudarmos.

Bjus lindas