quarta-feira, 25 de março de 2009

Como conservar suas bijouterias

Retire a bijouteria antes do banho, mar ou piscina para que ela não oxide (escureça).

Não deixe a peça em contato com bronzeadores, loções, areia ou outros produtos que podem danificar a sua bijouteria.

Retire a bijuteria antes de usar perfumes e cosméticos e aguarde alguns minutos antes de recolocá-las.

Tome muito cuidado com produtos para cabelo, (tinturas, produtos para alisamento), pois estes contêm produtos químicos muito fortes e que ficam impregnados por vários dias, podendo manchar as peças, especialmente brincos e colares que ficam em contato com os cabelos.

Quando for usar cremes para as mãos ou no corpo, retire os anéis, pulseiras e colares.

Evite aplicar esforços exagerados sobre as peças bem como fazer serviços pesados para que ela não fique sujeita a riscos por atrito com outros objetos.

ACONDICIONAMENTO

Guarde as suas bijouterias em porta-jóias dentro, de sacos plásticos ou de tecido de algodão para evitar atrito. Se não tiver um porta-jóias, forre uma caixa com tecido macio.

Evite guardar as peças todas juntas, elas podem embaraçar. Isso dificulta a separação e pode causar rompimento. Por isso o mais indicado é colocar cada peça em um saquinho.

Coloque um pedaço de giz branco no estojo ou porta-jóias. Ele absorve a umidade e evita que as peças escureçam ou fiquem embaçadas.

Evite guardar suas bijouterias em qualquer lugar, como, por exemplo, dentro da sua bolsa, em bolsos, no porta-luvas do carro, etc. o atrito com outros objetos poderá danificar a peça, além de aumentar o risco de perdê-las.

6 comentários:

Pri disse...

Já perdi peças lindas que usei uma vez por guardar tudo junto, principalmente peças com strass. Minhas pulseiras e brincos escureceram, quando eu vi me deu vontade de chorar!Agora eu enrolo cada uma nem que seja em papel higiênico!

Nata disse...

oii..tem selinho no meu blog pra vc!bjos

Anônimo disse...

Oi Cris!
Ótimas dicas, adoro bijoux:)
beijos,
Lis

Tereza Selva disse...

Comprei peças prata e douradas com strass, e mesmo acondicionando separadas e porta jóia forrado com papel camurça, elas, principalmente as douradas ficaram escuras. O que houve??? Como evitar q isso ocorra? Gastei um dinheirão pelas peças e não dá para usar novamente. Me ajudem, pois amo peças com strass!!!

Cris Brunetti disse...

Oi Tereza provavelmente essas peças oxidaram. É muito comum peças douradas sem banho de ouro escurecerem pq com o tempo ocorre uma reação química que muda a coloração da peça. É como se a pintura dourada saísse. Infelizmente isso sempre ocorre. Agora se suas peças forem banhadas ou folhadas a ouro isso não pode acontecer.
O ácido úrico presente na nossa pele acelera esse processo.
As bijouterias prateadas quase sempre se mantêm inalteradas, mas as douradas infelizmente sofrem alteração de cor e desbotam.
Vc chegou a usar essas peças? Pq se vc não tiver usado, não conheço motivo para acontecer isso, essa mudança de coloração ocorre com o tempo e com o uso.
Aconselho vc a entrar em contato com o local onde vc comprou as peças e ver o q ocorreu.
Um bju espero ter ajudado e qq duvida pode falar comigo.

Anônimo disse...

Ola!
Faço e comercializo bjuterias e suas dicas são ótimas para que eu repasse às minhas clientes, uma vez que o mau uso e acondicionamento das peças pode leva-las a crer, erroneamente, que a peça é de má qualidade!

Obrigada e Parabéns pelo seu blog.