sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dekapcolor


Eu tingia o cabelo de preto e a raiz já estava aparecendo e eu decidida a não pintar mais os fios. Queria muito tirar o preto do cabelo, mas não queria descolori-lo porque é muito agressivo. Procurando na net encontrei uma alternativa mais amigável. O Dekapcolor da Iamá.


Na embalagem informa que ele é um sistema de correção total ou parcial da cor sem usar descolorantes e água oxigenada. Na verdade ele retira o pigmento que foi acrescentado ao fio, mas não tira a cor natural do fio, ou seja, não descolora.

Na embalagem tem uma tabela indicando uma possível ação de cor do produto, mas eles deixam bem claro que o resultado depende muito do estado do fio, da pigmentação usada e do tempo de uso da coloração. Eles não prometem fios totalmente livres da coloração. Vi muitas meninas dizendo que fizeram uma aplicação e não obtiveram resultados, porem o fabricante é bem claro quanto a isso. Milagres não existem.


Meu cabelo estava tingido de preto, já sabia que ele ficaria apenas um pouco mais claro, dessa forma poderia aplicar alguma outra coloração por cima dele para mascarar o preto.

Abaixo tem algumas fotos do meu cabelo antes da primeira aplicação.


É possível perceber a raiz mais clara e que os fios estavam muito pretos.



O que vem na caixa? Um manual de instrução, um par de luvas descartáveis, um pote medidor, 200 ml de removedor de coloração nº1 e 200 ml de removedor de coloração nº2.


A aplicação é fácil, é só misturar partes iguais do líquido nº 1 e do líquido nº 2. Misturar tudo e aplicar nos fios, tomando cuidado para não encostar na raiz. Deixar agir por 30 minutos. Enxaguar e pronto. Dá para aplicar o Dekapcolor até duas vezes no mesmo dia, se os fios estiverem bons. Tirei uma foto dessa parte do manual que explica bem a aplicação do sistema.


O produto nº 1 é um gel transparente e o cheiro lembra um pouco aqueles produtos de permanente, mas de uma forma bem, bem, beeeeem leve. O produto nº 2 é um creme branco com um aroma delicioso.


O frasco de 200 ml é bem grande e rende várias aplicações dependendo do tamanho dos fios. Eu usei 50 ml de cada produto de cada vez, minha mãe, que tem o cabelo bem mais curto usou apenas 20 ml em cada vez.

Uma caixa rendeu quatro aplicações no meu cabelo que está bem comprido. Paguei R$ 36,00 por uma caixa. Não é o mais barato, mas sai bem menos que uma decapagem no salão que usará água oxigenada e pós extremamente agressivos ao cabelo.

Mas e aí funcionou?

Sim funcionou, porém usei sete aplicações (duas caixas) para que a cor desse uma boa desbotada. A oitava aplicação foi doada para mamãe.

Meus fios não ficaram ressecados, mas também não bobeei e hidratei muito eles em cada lavagem que fazia. Fiz apenas uma aplicação por vez com um intervalo de uma semana entre elas.

O lado ruim e que não me dei conta que poderia acontecer, é que antes de passar a coloração preta eu estava com os fios vermelhos, então fiquei com três cores nos meus fios. A raiz castanha clara, o meio dos fios castanho bem escuro onde estava o pigmento preto e as pontas avermelhadas onde restava a coloração vermelha mais antiga.

Se usasse mais uma caixa o resultado seria melhor, mas desisti e vou procurar um profissional.

Isso não quer dizer que o produto seja ruim. Ao contrário funciona muito bem. O problema é que meus fios estavam pretos e vermelhos e esses dois pigmentos são um inferno de tirar dos fios. O fabricante deixa isso bem claro na embalagem e no manual.

Se meu cabelo não tivesse com o pigmento vermelho por baixo do pigmento preto ele não ficaria com três cores e dessa forma conseguiria tingi-lo direto.

Minha mãe também usou o dekapcolor antes de fazer o retoque de raiz para retirar um pouco do pigmento antigo que já estava queimado e meio alaranjado. Como ela tinge o cabelo de louro escuro o resultado foi muito bom e o retoque da raiz ficou mais natural.

Essa foi a minha experiência com o Dekapcolor da Iamá. A dica que eu deixo é para você analisar bem a cor (pigmento) que foi adicionada ao seu fio e saiba que milagres ele não fará (ninguém faz). Porem se a idéia é fazer uma correção leve de cor ele ajuda e muito.

Um comentário:

Erika Souza disse...

pena que detonei meu cabelo antesb rsrs
PORTAL DE BELEZA