quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como cuidar de suas unhas parte I – tirando as cutículas

Continuando com a nossa saga de unhas resolvi fazer um tutorial diferente: como arrumar as unhas em casa. Como o processo é longo resolvi dividi-lo em várias partes. A 1ª mostra todo o preparo para retirar a cutícula.

O que você vai precisar: algodão, creme para mãos, borrifador de água, espátula, alicate e escova para unhas.

As unhas devem estar limpas e sem esmaltes

Passe um pouco de creme para mãos nas unhas

Coloque pequenos pedaços de algodão em cima da unha com creme

Molhe o algodão com o borrifador ou se não tiver vá pingando água e deixe agir por uns 3 minutos.

Isso irá amolecer as cutículas. Eu não gosto de deixar as mãos de molho naquelas tigelas ou bacias porque elas deixam os dedos todos enrugados e a gente perde muito tempo.

Retire o algodão e o excesso de creme com o próprio algodão e empurre delicadamente a cutícula com uma espátula.

Molhe as mãos com água e esfregue delicadamente uma escova própria para unhas para retirar o creme e o excesso de cutícula.

Seque as mãos e retire com um alicate muito bem afiado apenas o excesso de cutícula se houver e aquelas peles que ficam nos cantos.
Ultimamente eu só tenho empurrado as minhas cutículas e tirado em excesso com a escovinha. As cutículas são a proteção natural das unhas e impedem a entrada de fungos e bactérias, evitando, assim, o aparecimento de infecções e micoses. Às vezes, uma simples tirada de cutícula desencadeia o que os médicos chamam de paroniquia, um processo inflamatório, onde a pele do canto das unhas fica inchada e com pus além de causar lesões na unha, riscos e manchas brancas.

Pronto as unhas estão prontas para serem lixadas.

2 comentários:

Fernanda Maciel disse...

super válidas as dicas *-*
beijos ;*

Camila Cruz disse...

Nossa Cris, adorei a dica do algodão molhado!! Fiz as unhas hoje seguindo as suas dicas, como meu alicate estava cego, consegui limpar bem as cuticulas somente com a espatula, e ainda nem tirei nenhum bifinho rsrsrsrsr... Já adotei, obrigada!!

bjin